quinta-feira, 1 de outubro de 2009

DICAS IMPORTANTES PARA UMA VIAGEM TRANQUILA

1. Prepare o seu espírito para uma viagem na qual o que importa é curtir e desfrutar e não consumir. Leve em conta seus interesses pessoais e preparo físico na hora de escolher um roteiro. Seja participativo e solidário. Lembre-se de que todo motociclista é um irmão. Quando houver necessidade, ofereça ajuda.

2. Se você esta indo para algum encontro, ligue para o motoclube anfitrião certificando-se das informações que nos foram passadas, uma vez que não temos como saber de mudanças repentinas no cronograma.

3. Lembre-se de revisar a sua moto seguindo os padrões do fabricante de sua moto ou por você próprio. Este procedimento simples, com certeza, evitará possíveis transtornos durante sua viagem. Você deve também conferir todo o equipamento que vestirá, bem como a documentação sua e da moto, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem.

4. Ao definir o seu roteiro de viagem, imprima-o para que você possa seguir as dicas do percurso e os locais de abastecimento da sua moto. Nossa indicação é de que você deve abastecer a cada 150km, aproveitando para dar uma olhada geral na moto e na bagagem e, na oportunidade, fazer exercícios de alongamento, pois mais do que isso pode deixar seu corpo e mente cansados.

5. Leve o mínimo de bagagem possível, roupas leves, sapatos adequados e confortáveis.

6. Respeite as comunidades locais, seus valores, crenças e costumes. Não tenha atitudes que impactem com a tradição local.

7. Leve sua camera fotográfica para que possa mostrar aos amigos a viagem, pois é muito bom poder rever imagens dos locais por onde passou.

8. Evite pilotar sozinho e a noite por estradas não conhecidas.

9. Se você leva carona, lembre-se de tocar-lhe de vez em quando para evitar que ele cochile. Existe estatística que mostram índice elevado de acidentes porque o carona dormiu e provocou o desequilíbrio da moto.

10. Não informe o seu destino para desconhecidos, apenas para amigos e parentes para que fiquem cientes por onde anda caso haja necessidade.

11. Além das ferramentas que acompanham sua motocicleta, procure também levar, se possível, os seguintes utensílios:
- Kit de reparo rápido para furos em pneus sem câmara.
- Spray para enchimento emergencial de pneu com câmara.
- Lâmpadas sobressalentes.
- Cabos de embreagem e de acelerador.
- Velas de ignição.
- Ferramentas básicas para mexer na moto, pois o kit original não ajuda muito.

12. Cuidado com as sombras sobre o asfalto, elas podem esconder buracos.

13. Se algum colega já fez a viagem que você planeja, expecule-o sobre tudo que você deseja saber. Lembre-se de que a humildade atalha caminhos.

14. No mais, é aproveitar. Boa viagem!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário